Histórico da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego

A Escola de Ensino Médio Almirante Lamego está localizada a Rua Celso Ramos, 96, Município Laguna, Estado de Santa Catarina, contendo uma área física de 18.225,25 e área construída 16.741.00 m2, é mantida pelo Estado de Santa Catarina e administrada pela Secretaria de Educação SED e 19ª Gerência Regional de Educação, será norteada por este Projeto Político Pedagógico, nos termos da  Legislação vigente.
Tem  suas  raízes  no  antigo  “Ginásio  Lagunense”,  instituição de ensino que durante 38 anos funcionou no  antigo  prédio situado à rua  Voluntário Fermiano no centro de Laguna,  fundado na gestão do Prefeito José Fernandes Martins, atendendo a uma velha reivindicação da juventude lagunense.
              Em 16 de abril de 1932, foi solenemente inaugurado,  passando a funcionar somente em 1933 com o reconhecimento do Ministério da Educação.
              Foi a primeira instituição ginasial fundada no sul do estado, recebendo alunos não só dos municípios vizinhos como também da região serrana, trazendo  inestimáveis benefícios à Juventude e permitindo o acesso ao mundo cultural.
              A manutenção do “Ginásio Lagunense” era responsabilidade da entidade legalmente constituída chamada “Congregação dos Professores do Ginásio Lagunense”. 
Em 1949 cria-se a “Escola Técnica de Comércio Lagunense”, em 1950 a “Escola Normal Brito Peixoto” por iniciativa do Professor Ruben Ulysséa.
            Em 1964 o governo de Santa Catarina encampou o “Ginásio Lagunense” com todos os cursos, que passou a ser chamado de “Conjunto Educacional Almirante Lamego”, pela Lei nº 3.408 de 17 de março de 1964, sendo em  20 de setembro deste mesmo ano foi inaugurado o prédio atual com a presença do então Governador Celso Ramos.
            Com a reforma do Ensino Médio, Parecer nº 15/98 da Câmara de Educação Básica   (CEB), do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovado 01/06/98, através da Portaria E/0017 SED, de 28/03/2000, efetuou-se o reordenamento da Unidade Escolar, que passou  a atender somente alunos do Ensino Médio, com os cursos de Educação Geral e a reabertura do curso de Magistério no ano de 2004 (Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais).
Como conseqüência deste reordenamento o Conjunto Educacional altera sua denominação para "Escola de Ensino Médio Almirante Lamego".
            Em 2009, a Unidade Escolar sofre nova transformação ao incorporar a "Escola de Educação Básica Lagunense", voltando a oferecer o ensino fundamental devido a desativação da referida escola para a cedência do prédio à UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina).
            Em 2010 entra em funcionamento o Ensino Técnico Profissionalizante Integrado ao Ensino Médio na área de Informática e em 2011 o Curso Técnico em Comércio.
            Em 2012, seguindo a orientação da Secretaria Estadual de Educação é  implantado o Ensino Médio Integral, com alteração das  matrizes curriculares com uma nova organização no tempo escolar, que foram realizados com o compromisso  da SED  em efetuar  investimentos emergenciais para adequação das instalações físicas,  equipamentos e materiais, fundamentais para o funcionamento da Escola.
            Em 2013, novamente seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Educação propõe nova organização do ensino médio integral  transformando-o em Ensino Médio Inovador, haja vista que os problemas de infra- estrutura infelizmente ainda não haviam sido resolvidos.

            Em 2014 foi discutido pelo coletivo da escola ideias para o projeto de reforma e adequação do espaço as necessidades do Ensino Médio Inovador, sendo em 2016 encaminhado o segundo  processo licitatório e  dado  início as obras de reforma geral no segundo semestre do referido ano e que continuaram durante 2017, com previsão de conclusão em 2018, necessitando cooperação de todos os segmentos no sentido de colaborar com ações previstas para minimizar os transtornos normais de uma obra deste porte.

Registro fotográfico do Ginásio  Lagunense (Revisitando as origens, nossa história, nosso patrimônio de memórias do CEAL):

"Eu amo tudo o que foi
Tudo o que já não é
A dor que já me não dói
A antiga e errônea fé
O ontem que a dor deixou,
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje é já outro dia." 
                        Fernando Pessoa


Prédio do "Ginásio Lagunense" nossa raiz!



Foto dos anos 1930 durante uma aula de ginástica dos alunos do "Ginásio Lagunense" no campo de de futebol do Clube "Almirante Lamego" 
























Comentários