Projeto Interdisciplinar “Patrimônios de Laguna: limites e potencialidades”



Projeto Interdisciplinar
“Patrimônios de
Laguna: limites e potencialidades”


 



Justificativa:
        O trabalho com a Educação Patrimonial proporciona, através de um processo de reflexão sobre os bens culturais e sociais, a possibilidade de ações educativas neste campo, entendidas a partir da origem da  expressão  inglesa (Heritage Education)  como um trabalho de alfabetização cultural, “que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido”. (HORTA, apud ORIÁ, s.d., p. 1.).
            Neste sentido a Escola de Ensino Médio “Almirante Lamego”,  como parte de um contexto de Patrimônios materiais e imateriais relevantes, muitos deles tombados,  propõe o  desenvolvimento,  através  da Proposta de Redesenho Curricular (PRC), do Ensino Médio Inovador  para o ano letivo de 2017 o Projeto Pedagógico Interdisciplinar “ Patrimônios de Laguna: limites e possibilidades”, que foi apresentado à  Secretaria Estadual de  Educação e  ao Ministério da Educação
            A LDB 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional indica, em seu artigo 1º, que:
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais (LDBEN, art. 1º).   

    
            Nosso trabalho parte da premissa de que o jovem cidadão só poderá apropriar-se do seu espaço para assumir uma atitude de preservação e ou proteção,  seja ele a escola, a rua, a cidade, etc, a partir da compreensão  do papel social e cultural que estes representam.
            Segundo Paulo Freire, “ a leitura do mundo precede a leitura da palavra”.
            Infelizmente, no nosso caso a leitura da palavra existe, mas a leitura do mundo precisa ser resgatada, provocada, discutida e instrumentalizada de forma ativa e crítica para que o aluno se aproprie deste patrimônio enquanto cidadão, para compreendê-lo e defendê-lo como elemento formador da sua própria identidade.


Campos de Integração Curricular  
Proposta de Redesenho Curricular

               Acompanhamento Pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática)

Ação

Detalhamento da Ação
Área de conhecimento/
Componente Curricular



Realizar um Projeto de Educação Patrimonial através de ações multidisciplinares e interdisciplinares que contribuam para o fortalecimento das identidades e memórias que compõem o patrimônio material e imaterial de Laguna. 




Aplicação de pesquisa de campo sobre os patrimônios de Laguna, buscando identificar suas limitações e potencialidades a partir do olhar e da vivência dos Moradores do centro histórico e duas comunidades tradicionais do município.



Ciências Humanas
  - História  - Sociologia
  - Filosofia   - Geografia

Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia

Matemática

Linguagens
 Língua Estrangeira, Arte, Educação Física  - Língua Portuguesa








Iniciação Científica e Pesquisa:
Ação

Detalhamento da Ação
Área de conhecimento/
Componente Curricular
  
Organizar a aplicação dos questionários e demais instrumentos de pesquisa, orientando os alunos para abordagem adequada dos moradores e registro dos dados, visando dar confiabilidade ao trabalho e destacando a importância desta etapa do projeto. 


Treinamento dos alunos pesquisadores destacando as estratégias e posturas de abordagem da comunidade relativas a pesquisa de campo, as entrevistas e aos demais registros que envolvam o contato direto com a população.
Ciências Humanas
  - História  - Sociologia
  - Filosofia   - Geografia
Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia
Matemática
Linguagens
 Língua Estrangeira, Arte, Educação Física  - Língua Portuguesa




Realizar levantamento dos patrimônios naturais de Laguna, refletindo sobre a situação e papel destes no contexto da biodiversidade do complexo Lagunar, visando desenvolver ações de conscientização e destacando o papel do aluno cidadão neste processo .
Monitoramento das condições físico químicas das águas da Lagoa de Santo Antônio, estudo do papel das dunas móveis e fixas e da vegetação costeira,  durante todo o período de realização do projeto, visando coletar informações que subsidiem estudos sobre variações e causas que vem ocorrendo no ambiente natural buscando entender e consequências destas especialmente a partir das intervenções humanas.
 Ciências Humanas
  - Sociologia   - Geografia
Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia
Linguagens
  - Língua Estrangeira, Arte, Educação Física
  - Língua Portuguesa


Realização de oficinas de formação de fotografia e edição de vídeos, de forma a instrumentalizar os professores e alunos  para  e registro de todas as etapas do projeto e organização dos materiais a serem produzidos em diferentes mídias.
Ciências Humanas
  - História  - Sociologia
  - Filosofia   - Geografia
Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia
Matemática
Linguagens
 Língua Estrangeira, Arte, Educação Física  - Língua Portuguesa

Mundo do Trabalho:
Ação

Detalhamento da Ação
Área de conhecimento/
Componente Curricular


Estudar relação do trabalho ligado a produção pesqueira artesanal em duas comunidades tradicionais do município de Laguna onde esta representa a maior fonte de renda das famílias, analisando suas dificuldades e potencialidades como opção aos jovens.
Realizar viagens de estudo a duas comunidades tradicionais pesqueiras do município de Laguna, visando pesquisar as condições de trabalho dos pescadores artesanais, o papel desta atividade na composição da renda familiar, assim como na economia da comunidade e seus desdobramentos em outras atividades profissionais que tenham potencialidade para estimular os jovens a buscarem qualificação e atuação neste contexto como: restaurantes, comércio de pescado, engenharia da pesca, etc, estimulando também reflexões sobre o defeso na manutenção desta atividade e na preservação das espécies capturadas, assim como os saberes relativos a produção de artes de pescaria (cocas, tarrafas, etc) e construção de embarcações.
Ciências Humanas
  - História  - Sociologia
  - Filosofia   - Geografia
Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia
Matemática
Linguagens
 Língua Estrangeira, Arte, Educação Física  - Língua Portuguesa

Protagonismo Juvenil:
Ação

Detalhamento da Ação
Área de conhecimento/
Componente Curricular


Oportunizar aos alunos a troca de experiências e ideias sobre os limites e o potencial do Patrimônio natural, histórico e Cultural da cidade de Laguna através do diálogo com as diversas instituições e setores responsáveis por esta área no município.
Realização de palestras, seminários e debates com os diversos setores da sociedade envolvidos com as questões de salvaguarda dos patrimônios do município de Laguna em seus limites e possibilidades, buscando ampliar estes debates para a comunidade, fazendo com que os alunos a partir destes saberes valorizem este patrimônio, se percebam como parte dele  e corresponsáveis por sua preservação.
Ciências Humanas
  - História  - Sociologia
  - Filosofia   - Geografia
Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia
Matemática
Linguagens
 Língua Estrangeira, Arte, Educação Física  - Língua Portuguesa

Oportunizar viagens de estudos para cidades ou vilas que tenham vivido a experiência do Tombamento Patrimonial, visando conhecer estas diferentes realidades e estabelecer um diálogo sobre a importância, dificuldades e potencialidades deste tombamento.
Realizar viagens de estudos a cidade de Florianópolis (Centro, alfandega, museus) e as Freguesias de Santo Antonio de Lisboa e Ribeirão da Ilha que tenham passado pelo processo de tombamento para estudar estes espaços, características, estado de conservação, etc, buscando estabelecer um paralelo com a realidade vivida no município de Laguna
Ciências Humanas
  - História  - Sociologia
  - Filosofia   - Geografia
Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia
Matemática
Linguagens
 Língua Estrangeira, Arte, Educação Física  - Língua Portuguesa


Organizar os ambientes escolares adequando-os as necessidades do Ensino Médio Inovador com sua ampliação de carga horária, visando estimular a interação, troca de experiências e convivência dos alunos.
Equipar de forma prática e adequada a sala de convivência da escola onde os alunos desenvolvem atividades pedagógicas e de interação durante as aulas e nos intervalos de almoço e lanche, tornando o ambiente agradável e motivador a permanência dos jovens no Ensino Médio Inovador, substituindo os atuais estofados que não se encontram em condições de serem recuperados.
Para isso, propomos a construção  de bancos de madeira que serão mais resistentes e colocados na área aberta do espaço de convivência onde os alunos interagem com música, conversas informais, etc, e os novos estofados para a área fechada deste espaço onde acontecem atividades que incluem descanso enquanto assistem telejornais, documentários, etc.

Ciências Humanas
  - História  - Sociologia
  - Filosofia   - Geografia
Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia
Matemática
Linguagens
 Língua Estrangeira, Arte, Educação Física  - Língua Portuguesa




Línguas Adicionais/Estrangeiras:
Ação

Detalhamento da Ação
Área de conhecimento/
Componente Curricular

Apresentar nas línguas espanhola e língua inglesa os textos e relatórios resultantes das pesquisas e entrevistas a serem divulgados nas diversas mídias digitais, permitindo que estas produções possam ser acessíveis a um número maior de leitores. 

Traduzir para a língua espanhola e língua inglesa os textos e relatórios resultantes das pesquisas e entrevistas a serem divulgados nas diversas mídias digitais, utilizando o acervo de dicionários já disponível na biblioteca escolar, associados aos programas de computadores específicos para este fim.
Ciências Humanas
  - História  - Sociologia
  - Filosofia   - Geografia
Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia
Matemática
Linguagens
 Língua Estrangeira, Arte, Educação Física  - Língua Portuguesa

Organizar um trabalho de resgate das lendas locais, especialmente das populações tracionais, visando seu registro e estudo dentro das significações do imaginário popular e do patrimônio imaterial da cidade. 

Realizar trabalho de levantamento e registro de lendas locais.
 Ciências Humanas
  - Sociologia   - Geografia
Linguagens
  - Língua Estrangeira, Arte, Educação Física
  - Língua Portuguesa


Oferecer diferentes fontes de leitura especialmente infanto juvenil aos alunos como elemento motivador e fundamental para ampliação do acervo cultural e linguístico, bem como suas habilidades de interpretação e produção textual. 

Ampliar o acervo bibliográfico de literatura infanto juvenil da biblioteca, permitindo aos orientadores de leitura dispor de materiais adequados para o desenvolvimento de projetos na área de leitura.
Ciências Humanas
  - História  - Sociologia
  - Filosofia   - Geografia
Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia
Matemática
Linguagens
 Língua Estrangeira, Arte, Educação Física  - Língua Portuguesa


Cultura Corporal:
Ação

Detalhamento da Ação
Área de conhecimento/
Componente Curricular

Resgatar elementos de músicas, danças tradicionais e outras manifestações do folclore que compõe o patrimônio cultural do município trazendo-os para a escola e possibilitando aos jovens a vivência e apropriação destas manifestações. 

Organizar oficinas de música e danças tradicionais locais estimulando a integração entre os saberes das comunidades e a escola possibilitando aos jovens a apropriação, a preservação e salvaguarda destas manifestações culturais.
Ciências Humanas
  - História  - Sociologia
  - Filosofia   - Geografia
Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia
Matemática
Linguagens
 Língua Estrangeira, Arte, Educação Física  - Língua Portuguesa

Oportunizar a prática esportiva como condição a ser incorporada nos hábitos de vida saudável, considerando as aptidões dos alunos, mas também, oportunizando a vivência de diferentes modalidades e atividades aos alunos. 

Possibilitar a prática esportiva com tipos, quantidades e qualidade de materiais adequados as modalidades  esportivas desenvolvidas pela escola.
 Ciências Humanas
  - Sociologia   - Geografia
Linguagens
  - Língua Estrangeira, Arte, Educação Física
  - Língua Portuguesa









Produção e Fruição das Artes:
Ação

Detalhamento da Ação
Área de conhecimento/
Componente Curricular

Realizar oficinas de artesanato tradicional local estimulando a integração entre os saberes das comunidades e a escola possibilitando aos jovens a apropriação, a preservação e salvaguarda destas manifestações culturais.

Organizar oficinas de renda de bilro, fuxicos, crochê, artesanato com conchas, etc,   estimulando a integração entre os saberes das comunidades e a escola possibilitando aos jovens a apropriação, a preservação e salvaguarda destas manifestações culturais.
Ciências Humanas
  - História  - Sociologia
  - Filosofia   - Geografia
Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia
Matemática
Linguagens
 Língua Estrangeira, Arte, Educação Física  - Língua Portuguesa

Realizar roteiros de observação, estudo e registro dos casarios do centro histórico para identificar suas características arquitetônicas, período de construção, forma de ocupação e estado de conservação.

Realizar releituras dos elementos arquitetônicos do Centro Histórico observados durante os roteiros de estudos, através de diversas técnicas: desenhos, colagens, pintura, etc...
 Ciências Humanas
  - Sociologia   - Geografia
Linguagens
  - Língua Estrangeira, Arte, Educação Física
  - Língua Portuguesa









Comunicação, uso de Mídias e Cultura Digital:
Ação

Detalhamento da Ação
Área de conhecimento/
Componente Curricular





Oportunizar aos alunos o registro em vídeo e outras mídias da sua visão sobre o Patrimônio natural, histórico e Cultural da cidade de Laguna, suas reflexões, questionamentos e propostas, como protagonistas de uma construção com linguagens próprias.


Realização de documentários que possibilitem aos alunos exporem seu olhar sobre a cidade de Laguna, sua diversidade, potencialidades, limites, identidades e memórias que marcam a paisagem, a história, a cultura e a arquitetura do município como forma de registro de todo o processo de pesquisa realizado pelo projeto em suas etapas e ações, apresentando propostas resultantes deste processo frente aos problemas levantados, estimulando uma atitude crítica e ativa do aluno relativas as questões verificadas, possibilitando a divulgação do projeto e a conscientização da comunidade escolar, ampliando esta ação para a população da cidade.
Ciências Humanas
  - História  - Sociologia
  - Filosofia   - Geografia
Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia
Matemática
Linguagens
 Língua Estrangeira, Arte, Educação Física  - Língua Portuguesa

Organizar um acervo com o registro fotográfico dos elementos dos Patrimônios material e imaterial do município de Laguna, de forma a viabilizar a organização de exposições itinerantes destas produções  elaboradas pelos alunos durante o projeto, em escolas, instituições públicas e privadas, etc, como forma de divulgação do trabalho, de valorização dos patrimônios e estratégia para contribuir com uma conscientização maior da comunidade sobre esses elementos que precisam ser conhecidos, compreendidos e protegidos.
 Ciências Humanas
  - Sociologia   - Geografia
Linguagens
  - Língua Estrangeira, Arte, Educação Física
  - Língua Portuguesa






Socializar as  diversas produções sobre os patrimônios da cidade de Laguna realizados pelos alunos através de blog do projeto, Facebook da escola e de mostras de documentários e vídeos, produzidos na escola, nas viagens de estudos, oficinas, etc, e de forma itinerante em outros espaços da comunidade como cine Mussi, escolas, associações, associando estes momentos a distribuição de material impresso que complementará a apresentação dos resultados obtidos durante o projeto.
Ciências Humanas
  - História  - Sociologia
  - Filosofia   - Geografia
Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia
Matemática
Linguagens Língua Estrangeira, Arte, Educação Física  - Língua ortuguesa

Editar imagens, vídeos, documentários e áudios obtidos durante as viagens de estudos, entrevistas, roteiros temáticos, etc, que comporão os registros das etapas do projeto Patrimônios de Laguna, através dos  recursos que serão oferecidos pela sala informatizada após a realização da manutenção de software, dos equipamentos e da formação que será oferecida através das oficinas de fotografia e vídeo.

Ciências Humanas
  - História  - Sociologia
  - Filosofia   - Geografia
Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia
Matemática
Linguagens
 Língua Estrangeira, Arte, Educação Física  - Língua Portuguesa

Produzir um livro com os registros e conclusões do Projeto Patrimônios de Laguna: limites e potencialidades, organizado por alunos e professores do Ensino Médio Inovador, que possam ser distribuídos para as bibliotecas das escolas e instituições da cidade, para que se torne mais um elemento a ser utilizado na divulgação das ideias de preservação dos Patrimônios Material e Imaterial de Laguna.

Ciências Humanas
  - História  - Sociologia
  - Filosofia   - Geografia
Ciências da Natureza
  - Química  - Física
  - Biologia
Matemática
Linguagens
 Língua Estrangeira, Arte, Educação Física  - Língua Portuguesa

Período de realização do projeto: 2017 a 2018.
Turmas envolvidas: 1ºs, 2ºs , 3ºs anos do Ensino Médio Inovador e  Ensino Médio profissionalizante.





Comentários