Justificativa:
O trabalho com a
Educação Patrimonial proporciona, através de um processo de reflexão sobre os
bens culturais e sociais, a possibilidade de ações educativas neste campo,
entendidas a partir da origem da
expressão inglesa (Heritage
Education) como um trabalho de
alfabetização cultural, “que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo
que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajetória
histórico-temporal em que está inserido”. (HORTA, apud ORIÁ, s.d., p. 1.).
Neste sentido a Escola de Ensino
Médio “Almirante Lamego”, como parte de
um contexto de Patrimônios materiais e imateriais relevantes, muitos deles
tombados, propõe o desenvolvimento, através
da Proposta de Redesenho Curricular (PRC), do Ensino Médio Inovador para o ano letivo de 2017 o Projeto
Pedagógico Interdisciplinar “ Patrimônios de Laguna: limites e possibilidades”,
que foi apresentado à Secretaria
Estadual de Educação e ao Ministério da Educação
A LDB 9394/96 – Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional indica, em seu artigo 1º, que:
A educação abrange os processos formativos que se
desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas
instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da
sociedade civil e nas manifestações culturais (LDBEN, art. 1º).
Nosso trabalho parte da premissa de
que o jovem cidadão só poderá apropriar-se do seu espaço para assumir uma
atitude de preservação e ou proteção,
seja ele a escola, a rua, a cidade, etc, a partir da compreensão do papel social e cultural que estes
representam.
Segundo Paulo Freire, “ a leitura do
mundo precede a leitura da palavra”.
Infelizmente, no nosso caso a
leitura da palavra existe, mas a leitura do mundo precisa ser resgatada,
provocada, discutida e instrumentalizada de forma ativa e crítica para que o
aluno se aproprie deste patrimônio enquanto cidadão, para compreendê-lo e
defendê-lo como elemento formador da sua própria identidade.
Campos de
Integração Curricular
Proposta de
Redesenho Curricular
Acompanhamento Pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática)
|
Ação
|
Detalhamento
da Ação
|
Área de
conhecimento/
Componente
Curricular
|
|
Realizar um Projeto de Educação Patrimonial
através de ações multidisciplinares e interdisciplinares que contribuam para
o fortalecimento das identidades e memórias que compõem o patrimônio material
e imaterial de Laguna.
|
Aplicação
de pesquisa de campo sobre os patrimônios de Laguna, buscando identificar
suas limitações e potencialidades a partir do olhar e da vivência dos
Moradores do centro histórico e duas comunidades tradicionais do município.
|
Ciências Humanas
- História
- Sociologia
- Filosofia - Geografia
Ciências da Natureza
- Química
- Física
- Biologia
Matemática
Linguagens
Língua Estrangeira, Arte, Educação
Física - Língua Portuguesa
|
Iniciação Científica e Pesquisa:
|
Ação
|
Detalhamento
da Ação
|
Área de
conhecimento/
Componente
Curricular
|
|
Organizar a aplicação dos questionários e
demais instrumentos de pesquisa, orientando os alunos para abordagem adequada
dos moradores e registro dos dados, visando dar confiabilidade ao trabalho e
destacando a importância desta etapa do projeto.
|
Treinamento dos alunos pesquisadores destacando as estratégias e posturas de
abordagem da comunidade relativas a pesquisa de campo, as entrevistas e aos
demais registros que envolvam o contato direto com a população.
|
Ciências Humanas
- História
- Sociologia
- Filosofia - Geografia
Ciências da Natureza
- Química
- Física
- Biologia
Matemática
Linguagens
Língua Estrangeira, Arte, Educação
Física - Língua Portuguesa
|
|
Realizar levantamento dos patrimônios
naturais de Laguna, refletindo sobre a situação e papel destes no contexto da
biodiversidade do complexo Lagunar, visando desenvolver ações de
conscientização e destacando o papel do aluno cidadão neste processo .
|
Monitoramento
das condições físico químicas das águas da Lagoa de Santo Antônio, estudo do
papel das dunas móveis e fixas e da vegetação costeira, durante todo o período de realização do
projeto, visando coletar informações que subsidiem estudos sobre variações e
causas que vem ocorrendo no ambiente natural buscando entender e
consequências destas especialmente a partir das intervenções humanas.
|
Ciências Humanas
- Sociologia - Geografia Ciências da Natureza - Química - Física - Biologia Linguagens - Língua Estrangeira, Arte, Educação Física - Língua Portuguesa |
|
Realização
de oficinas de formação de fotografia e edição de vídeos, de forma a
instrumentalizar os professores e alunos
para e registro de todas as
etapas do projeto e organização dos materiais a serem produzidos em
diferentes mídias.
|
Ciências Humanas
- História
- Sociologia
- Filosofia - Geografia
Ciências da Natureza
- Química
- Física
- Biologia
Matemática
Linguagens
Língua Estrangeira, Arte, Educação Física - Língua Portuguesa
|
Mundo do Trabalho:
|
Ação
|
Detalhamento
da Ação
|
Área de
conhecimento/
Componente
Curricular
|
|
Estudar relação do trabalho ligado a produção
pesqueira artesanal em duas comunidades tradicionais do município de Laguna
onde esta representa a maior fonte de renda das famílias, analisando suas
dificuldades e potencialidades como opção aos jovens.
|
Realizar
viagens de estudo a duas comunidades tradicionais pesqueiras do município de
Laguna, visando pesquisar as condições de trabalho dos pescadores artesanais,
o papel desta atividade na composição da renda familiar, assim como na
economia da comunidade e seus desdobramentos em outras atividades
profissionais que tenham potencialidade para estimular os jovens a buscarem
qualificação e atuação neste contexto como: restaurantes, comércio de
pescado, engenharia da pesca, etc, estimulando também reflexões sobre o
defeso na manutenção desta atividade e na preservação das espécies
capturadas, assim como os saberes relativos a produção de artes de pescaria
(cocas, tarrafas, etc) e construção de embarcações.
|
Ciências Humanas
- História
- Sociologia
- Filosofia - Geografia
Ciências da Natureza
- Química
- Física
- Biologia
Matemática
Linguagens
Língua Estrangeira, Arte, Educação
Física - Língua Portuguesa
|
Protagonismo Juvenil:
|
Ação
|
Detalhamento
da Ação
|
Área de
conhecimento/
Componente
Curricular
|
|
Oportunizar aos alunos a troca de experiências
e ideias sobre os limites e o potencial do Patrimônio natural, histórico e
Cultural da cidade de Laguna através do diálogo com as diversas instituições
e setores responsáveis por esta área no município.
|
Realização
de palestras, seminários e debates com os diversos setores da sociedade
envolvidos com as questões de salvaguarda dos patrimônios do município de
Laguna em seus limites e possibilidades, buscando ampliar estes debates para
a comunidade, fazendo com que os alunos a partir destes saberes valorizem
este patrimônio, se percebam como parte dele
e corresponsáveis por sua preservação.
|
Ciências Humanas
- História
- Sociologia
- Filosofia - Geografia
Ciências da Natureza
- Química
- Física
- Biologia
Matemática
Linguagens
Língua Estrangeira, Arte, Educação
Física - Língua Portuguesa
|
|
Oportunizar
viagens de estudos para cidades ou vilas que tenham vivido a experiência do
Tombamento Patrimonial, visando conhecer estas diferentes realidades e
estabelecer um diálogo sobre a importância, dificuldades e potencialidades
deste tombamento.
|
Realizar
viagens de estudos a cidade de Florianópolis (Centro, alfandega, museus) e as
Freguesias de Santo Antonio de Lisboa e Ribeirão da Ilha que tenham passado
pelo processo de tombamento para estudar estes espaços, características,
estado de conservação, etc, buscando estabelecer um paralelo com a realidade
vivida no município de Laguna
|
Ciências Humanas
- História
- Sociologia
- Filosofia - Geografia
Ciências da Natureza
- Química
- Física
- Biologia
Matemática
Linguagens
Língua Estrangeira, Arte, Educação
Física - Língua Portuguesa
|
|
Organizar
os ambientes escolares adequando-os as necessidades do Ensino Médio Inovador
com sua ampliação de carga horária, visando estimular a interação, troca de
experiências e convivência dos alunos.
|
Equipar
de forma prática e adequada a sala de convivência da escola onde os alunos
desenvolvem atividades pedagógicas e de interação durante as aulas e nos
intervalos de almoço e lanche, tornando o ambiente agradável e motivador a
permanência dos jovens no Ensino Médio Inovador, substituindo os atuais
estofados que não se encontram em condições de serem recuperados.
Para
isso, propomos a construção de bancos
de madeira que serão mais resistentes e colocados na área aberta do espaço de
convivência onde os alunos interagem com música, conversas informais, etc, e
os novos estofados para a área fechada deste espaço onde acontecem atividades
que incluem descanso enquanto assistem telejornais, documentários, etc.
|
Ciências Humanas
- História
- Sociologia
- Filosofia - Geografia
Ciências da Natureza
- Química
- Física
- Biologia
Matemática
Linguagens
Língua Estrangeira, Arte, Educação
Física - Língua Portuguesa
|
Línguas
Adicionais/Estrangeiras:
|
Ação
|
Detalhamento
da Ação
|
Área de
conhecimento/
Componente
Curricular
|
|
Apresentar nas línguas espanhola e língua
inglesa os textos e relatórios resultantes das pesquisas e entrevistas a
serem divulgados nas diversas mídias digitais, permitindo que estas produções
possam ser acessíveis a um número maior de leitores.
|
Traduzir
para a língua espanhola e língua inglesa os textos e relatórios resultantes
das pesquisas e entrevistas a serem divulgados nas diversas mídias digitais,
utilizando o acervo de dicionários já disponível na biblioteca escolar,
associados aos programas de computadores específicos para este fim.
|
Ciências Humanas
- História
- Sociologia
- Filosofia - Geografia
Ciências da Natureza
- Química
- Física
- Biologia
Matemática
Linguagens
Língua Estrangeira, Arte, Educação
Física - Língua Portuguesa
|
|
Organizar um trabalho de resgate das lendas
locais, especialmente das populações tracionais, visando seu registro e
estudo dentro das significações do imaginário popular e do patrimônio
imaterial da cidade.
|
Realizar
trabalho de levantamento e registro de lendas locais.
|
Ciências Humanas
- Sociologia - Geografia Linguagens - Língua Estrangeira, Arte, Educação Física - Língua Portuguesa |
|
Oferecer diferentes fontes de leitura
especialmente infanto juvenil aos alunos como elemento motivador e
fundamental para ampliação do acervo cultural e linguístico, bem como suas
habilidades de interpretação e produção textual.
|
Ampliar
o acervo bibliográfico de literatura infanto juvenil da biblioteca,
permitindo aos orientadores de leitura dispor de materiais adequados para o
desenvolvimento de projetos na área de leitura.
|
Ciências Humanas
- História
- Sociologia
- Filosofia - Geografia
Ciências da Natureza
- Química
- Física
- Biologia
Matemática
Linguagens
Língua Estrangeira, Arte, Educação
Física - Língua Portuguesa
|
Cultura Corporal:
|
Ação
|
Detalhamento
da Ação
|
Área de
conhecimento/
Componente
Curricular
|
|
Resgatar elementos de músicas, danças
tradicionais e outras manifestações do folclore que compõe o patrimônio
cultural do município trazendo-os para a escola e possibilitando aos jovens a
vivência e apropriação destas manifestações.
|
Organizar
oficinas de música e danças tradicionais locais estimulando a integração
entre os saberes das comunidades e a escola possibilitando aos jovens a
apropriação, a preservação e salvaguarda destas manifestações culturais.
|
Ciências Humanas
- História
- Sociologia
- Filosofia - Geografia
Ciências da Natureza
- Química
- Física
- Biologia
Matemática
Linguagens
Língua Estrangeira, Arte, Educação
Física - Língua Portuguesa
|
|
Oportunizar a prática esportiva como condição
a ser incorporada nos hábitos de vida saudável, considerando as aptidões dos
alunos, mas também, oportunizando a vivência de diferentes modalidades e
atividades aos alunos.
|
Possibilitar
a prática esportiva com tipos, quantidades e qualidade de materiais adequados
as modalidades esportivas
desenvolvidas pela escola.
|
Ciências Humanas
- Sociologia - Geografia Linguagens - Língua Estrangeira, Arte, Educação Física - Língua Portuguesa |
Produção e Fruição das Artes:
|
Ação
|
Detalhamento
da Ação
|
Área de
conhecimento/
Componente
Curricular
|
|
Realizar
oficinas de artesanato tradicional local estimulando a integração entre os
saberes das comunidades e a escola possibilitando aos jovens a apropriação, a
preservação e salvaguarda destas manifestações culturais.
|
Organizar
oficinas de renda de bilro, fuxicos, crochê, artesanato com conchas,
etc, estimulando a integração entre
os saberes das comunidades e a escola possibilitando aos jovens a
apropriação, a preservação e salvaguarda destas manifestações culturais.
|
Ciências Humanas
- História
- Sociologia
- Filosofia - Geografia
Ciências da Natureza
- Química
- Física
- Biologia
Matemática
Linguagens
Língua Estrangeira, Arte, Educação
Física - Língua Portuguesa
|
|
Realizar roteiros de observação, estudo e
registro dos casarios do centro histórico para identificar suas
características arquitetônicas, período de construção, forma de ocupação e
estado de conservação.
|
Realizar
releituras dos elementos arquitetônicos do Centro Histórico observados
durante os roteiros de estudos, através de diversas técnicas: desenhos,
colagens, pintura, etc...
|
Ciências Humanas
- Sociologia - Geografia Linguagens - Língua Estrangeira, Arte, Educação Física - Língua Portuguesa |
Comunicação, uso de Mídias e Cultura Digital:
|
Ação
|
Detalhamento
da Ação
|
Área de
conhecimento/
Componente
Curricular
|
|
Oportunizar
aos alunos o registro em vídeo e outras mídias da sua visão sobre o
Patrimônio natural, histórico e Cultural da cidade de Laguna, suas reflexões,
questionamentos e propostas, como protagonistas de uma construção com
linguagens próprias.
|
Realização
de documentários que possibilitem aos alunos exporem seu olhar sobre a cidade
de Laguna, sua diversidade, potencialidades, limites, identidades e memórias
que marcam a paisagem, a história, a cultura e a arquitetura do município
como forma de registro de todo o processo de pesquisa realizado pelo projeto
em suas etapas e ações, apresentando propostas resultantes deste processo
frente aos problemas levantados, estimulando uma atitude crítica e ativa do
aluno relativas as questões verificadas, possibilitando a divulgação do
projeto e a conscientização da comunidade escolar, ampliando esta ação para a
população da cidade.
|
Ciências Humanas
- História
- Sociologia
- Filosofia - Geografia
Ciências da Natureza
- Química
- Física
- Biologia
Matemática
Linguagens
Língua Estrangeira, Arte, Educação
Física - Língua Portuguesa
|
|
Organizar
um acervo com o registro fotográfico dos elementos dos Patrimônios material e
imaterial do município de Laguna, de forma a viabilizar a organização de exposições
itinerantes destas produções
elaboradas pelos alunos durante o projeto, em escolas, instituições
públicas e privadas, etc, como forma de divulgação do trabalho, de
valorização dos patrimônios e estratégia para contribuir com uma
conscientização maior da comunidade sobre esses elementos que precisam ser
conhecidos, compreendidos e protegidos.
|
Ciências Humanas
- Sociologia - Geografia Linguagens - Língua Estrangeira, Arte, Educação Física - Língua Portuguesa |
|
|
Socializar
as diversas produções sobre os
patrimônios da cidade de Laguna realizados pelos alunos através de blog do
projeto, Facebook da escola e de mostras de documentários e vídeos,
produzidos na escola, nas viagens de estudos, oficinas, etc, e de forma
itinerante em outros espaços da comunidade como cine Mussi, escolas,
associações, associando estes momentos a distribuição de material impresso
que complementará a apresentação dos resultados obtidos durante o projeto.
|
Ciências Humanas
- História - Sociologia
- Filosofia - Geografia
Ciências da Natureza
- Química - Física
- Biologia
Matemática
Linguagens Língua Estrangeira, Arte,
Educação Física - Língua ortuguesa
|
|
|
|
Editar
imagens, vídeos, documentários e áudios obtidos durante as viagens de
estudos, entrevistas, roteiros temáticos, etc, que comporão os registros das
etapas do projeto Patrimônios de Laguna, através dos recursos que serão oferecidos pela sala
informatizada após a realização da manutenção de software, dos equipamentos e
da formação que será oferecida através das oficinas de fotografia e vídeo.
|
Ciências Humanas
- História - Sociologia
- Filosofia - Geografia
Ciências da Natureza
- Química - Física
- Biologia
Matemática
Linguagens
Língua Estrangeira, Arte, Educação
Física - Língua Portuguesa
|
|
Produzir
um livro com os registros e conclusões do Projeto Patrimônios de Laguna:
limites e potencialidades, organizado por alunos e professores do Ensino
Médio Inovador, que possam ser distribuídos para as bibliotecas das escolas e
instituições da cidade, para que se torne mais um elemento a ser utilizado na
divulgação das ideias de preservação dos Patrimônios Material e Imaterial de
Laguna.
|
Ciências Humanas
- História - Sociologia
- Filosofia - Geografia
Ciências da Natureza
- Química - Física
- Biologia
Matemática
Linguagens
Língua Estrangeira, Arte, Educação
Física - Língua Portuguesa
|
Período de realização do
projeto: 2017 a 2018.
Turmas envolvidas: 1ºs,
2ºs , 3ºs
anos do Ensino Médio Inovador e Ensino Médio profissionalizante.
Comentários
Postar um comentário